Ampliando horizontes ... Definições !

Como preparação para nossa primeira visita a Bichinho, realizamos um pequeno levantamento do conceitos.


"Parkour" ?

- Também conhecido como "a arte do deslocamento", o Parkour relaciona a forma como o espaço é explorado com a perspectiva de intervenção urbana, chega a ser uma atividade esportiva, na qual seus praticantes expressam-se utilizando o próprio corpo para superar obstáculos. 

"A filosofia do Parkour preconiza a descoberta de potencialidades físicas de forma consciente e harmoniosa, fazendo com que o praticante possa ter uma maior consciência corporal, através da superação dos obstáculos existentes no percurso, e com isso melhorar sua auto-estima, transferindo esta capacidade de superação para as situações difíceis da vida cotidiana, frente aos mais diversos obstáculos, sejam eles quais forem. Espera-se que realmente haja uma relação do praticante com e espaço escolhido para a prática, e que esta não seja estática, fria, inconsciente, como se o espaço não significasse nada para àquela experiência corporal. Desta forma busca-se uma “re-significação” da relação com o espaço, um “re-encontro” das pessoas com seu habitat." (http://www.webartigos.com/articles/54973/1/PARKOUR-O-CORPO-VIVENDO-A-URBANIDADE-ATRAVES-DA-ARTE-DO-DESLOCAMENTO/pagina1.html)

"Deriva" ?

- "Estar à deriva" nos remete a ideia de estar perdido, sem saber o rumo a ser seguido. A deriva é um procedimento de estudo psicogeográfico – estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos.

"Flaneur" ?

- O termo flâneur vem do francês e tem o significado de "vagabundo", "vadio", " preguiçoso", que por sua vez vem do verbo francês flâner, que significa "para passear". O poeta Charles Baudelaire define flanêur como sendo uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus diversos sentidos, e essa teoria foi utilizada para explicar de diversas formas a sociedade moderna.

"Flash mob" ?
- A principal característica do flash mob é sua instantaneidade, não só de sua encenação como também de sua articulação. Fazendo uso de técnicas espontâneas e em curto espaço de tempo, o flash mob possuía objetivo lúdico, mas devido sua grande popularidade, passou a ser utilizado como ferramenta de marketing.  


 “Uma rua, um incêndio, um acidente de trânsito, reúnem pessoas, como tais, 
livres de determinações de classe.  Apresentam-se como aglomerações 
concretas, mas socialmente permanecem abstratas, 
ou seja, isoladas em seus interesses privados.  Seu modelo são os fregueses
que, cada qual em seu interesse privado, se reúnem na feira em
 torno da “coisa comum””
(http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17853/1/R0812-2.pdf)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Inspirações - Museu da Pampulha

Para nossa primeira percepção espacial monitorada, visitamos o Museu de Arte da Pampulha. 


Portal PBH

"Originalmente construído para abrigar um cassino em 1943, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais belas edificações brasileiras. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e funciona como museu desde 1957." 
Fonte: portalpbh.pbh.gov.br

Durante o passeio, colocamos mãos a obra e exercitamos nossa capacidade de observação e registro. Através de simples croquis, tentamos representar nossas visões do espaço. 

Visão da fachada

Vista lateral

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mudando o ângulo

Após algumas conversas, cheguei a conclusão que talvez devesse fazer alterações no meu trabalho anteriormente apresentado. Tentando não ficar tão presa ao uso de filtros, mas ainda assim trabalhando com a ideia de diferentes perspectivas, decidi utilizar uma técnica, mesmo que um pouco "clichê", de pequenos cortes, imitando um mosaico quadriculado, e mudanças nas saturações de algumas partes do mesmo.

Segunda tentativa
Através dessa edição, busquei destacar o lado extrovertido da minha amiga Paula. Por se tratar de uma pessoa animada e alegre escolhi cores marcantes, principalmente no sorriso e um pouco nos olhos, onde mais percebo tais características. O detalhe da apresentação do colar destaca o seu lado feminino e delicado.

Abaixo, segue a foto original :

Original

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Novas perspectivas

Para um bom começo de curso, nada melhor do que usar a imaginação e tentar ser criativo! 
Nosso primeiro trabalho serviu como um excelente exercício para mudanças de perspectiva. A partir de uma imagem, inicialmente muito simples, deveria ser criado algo diferente, abstrato. 

Foto original


Trabalhando com a foto da minha colega de turma, Paula Coelho, decidi por "brincar" com partes diversas da mesma, recortando-as, emoldurando-as e aplicando diferentes texturas, de forma que fosse possível retomar a imagem retratada, mas de novos pontos de vista.

Photoshop

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS